Dr. Zacharias Calil destaca o teste da orelhinha para detectar surdez em recém-nascidos

26 de setembro de 2024 às 17:46

Cirurgião pediatra detalha os sinais para ficar atento à sua audição, independente da idade

O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal, é um exame realizado em um recém-nascido até 48 horas depois do parto, para detectar de forma precoce a surdez. Nesta quinta-feira (16), o pediatra e deputado federal Dr. Zacharias Calil (União – GO) abordou a importância do exame para esclarecer detalhes sobre problemas auditivos em evento em homenagem ao Dia Nacional do Surdo.

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Zacharias Calil relatou como é importante fazer o teste da orelhinha rapidamente. “Pode haver alguma alteração no ouvido, alteração interna ou externa, e o médico pode começar a pesquisar. Esse exame não detecta só a deficiência auditiva, mas também doenças que podem ser tratadas precocemente graças à sua detecção”, avaliou o médico e deputado federal.

Entretanto, o médico pediatra destaca que a surdez não acontece somente desde o nascimento, podendo surgir também na idade adulta, dependendo de alguma alteração no sistema das veias, artérias e calcificação. Para aprofundar mais nas possíveis causas, existe uma série de situações que podem causar surdez: traumatismo craniano, lesões metabólicas, tudo isso contribui”, destacou.

Dr. Zacharias Calil é membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e é conhecido principalmente por realizar cirurgias complexas, como na separação de irmãos gêmeos siameses. Ele foi convidado para falar sobre o assunto pela data especial: Dia Nacional do Surdo. A data é celebrada em homenagem ao Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), primeira escola para essa parte da população que foi criada nesse dia em 1857, no Rio de Janeiro. O pediatra exalta a importância dessa celebração e da existência do Setembro Azul, um mês inteiro voltado para ações de conscientização e inclusão de surdos.

Tags: ,